Atividade será ministrada pelo dramaturgo Franz Keppler
Por: Comunicação Regional
05/09/202416:14- atualizado às 08:01 em 09/09/2024
O Centro Cultural Sesi São José dos Campos recebe em curta temporada o espetáculo Brian ou Brenda, do grupo Rieser Produções Artísticas. A peça está em cartaz no teatro do Sesi de 6 a 15 de setembro, com apresentações sempre às sextas, sábados e domingos.
A trama é baseada em um dos episódios mais trágicos da psiquiatria. A história acompanha Brian, que após uma operação malsucedida logo após o nascimento, tem seu órgão genital cauterizado. Ele é submetido a uma redesignação sexual e passa a ser educado como menina, agora chamada Brenda. A imposição de viver em um corpo que não é o seu afeta profundamente sua vida e a de todos ao seu redor.
As sessões dos dias 13 e 14 terão intérpretes de libras e audiodescrição.
Clique aqui para reservar seu ingresso no Meu Sesi.
Grupo realizará oficina de dramaturgia
No dia 14 de setembro, às 14h, o dramaturgo Franz Keppler ministrará uma oficina de dramaturgia. O objetivo do encontro é fornecer aos participantes ferramentas essenciais para o processo de escrita, com base em fatos e histórias de personagens reais. A oficina é voltada para estudantes de teatro, autores e interessados em dramaturgia.
A atividade terá duração de 4 horas e contará com 20 vagas. Os interessados em participar devem preencher um formulário para se inscrever.
Saiba mais sobre Franz Keppler
Estreou no teatro em 2007 com "Nunca Ninguém Me Disse Eu Te Amo", peça indicada ao Prêmio APCA de melhor autor. Seguiram-se "Depois de Tudo" (2008), e "Frames" (2009), também indicada ao APCA de melhor autor. Em 2012, estreou: “Córtex, direção de Nelson Baskerville; “Camille e Rodin”, direção de Elias Andreato; e “Divórcio”, direção de Otávio Martins. As duas últimas, além de ficarem dois anos em cartaz e levarem juntas cerca de 150 mil espectadores ao teatro, também ganharam montagens internacionais: Divórcio, em Barcelona (2014), e Camille e Rodin, em Buenos Aires. Em 2015 foi contemplado no edital de dramaturgia da Secretaria de Cultura de SP para escrever, ao longo do ano de 2016, a peça Brian ou Brenda, e ganhou o primeiro lugar no concurso de dramaturgia do Festival Proscênio, com seu texto ainda inédito, “Caravaggio”. Em 2016, teve três peças em cartaz: “Com Amor, Brigitte”, no Masp; “Chuva não. Tempestade”, no Eva Herz; e “Só Entre Nós”, no Centro Compartilhado de Criação ( que estreou em 2014). Em 2017, sua peça Frames ganhou remontagem com Daniel Rocha e Hugo Bonemer. Em cinema, escreveu o curta Um Pouco Mais de Tempo, eleito o melhor curta do Festival Cultura Inglesa 2012. Neste mesmo ano, foi um dos 10 vencedores do edital de telefilme da Secretaria de Cultura com a adaptação de sua peça Frames. Em TV, fez parte, no ano passado da equipe de roteiristas Programa Terra2, da TV Cultura.