Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
O que está buscando?

Exposição reúne mais de 400 obras em pequeno formato 

Mostra fica em cartaz até 27 de julho 

 Por: Comunicação Regional
28/03/202508:22- atualizado às 08:22 em 28/03/2025

"AR: Acervo Rotativo" é o nome da nova exposição em cartaz até 27 de julho no Centro Cultural SESI São José dos Campos. A mostra reúne 400 obras, de 400 artistas, todas em pequeno formato. As obras possuem até 5 x 5 cm. A visitação é gratuita, de quarta a domingo, das 10h às 20h. 

A exposição reúne obras produzidas e doadas por artistas brasileiros e estrangeiros. O projeto foi idealizado em 2018, em São Paulo, pelo artista e curador Laerte Ramos e pela produtora cultural Natacha Janus, a partir de reflexões sobre o acesso e a circulação de artistas, galerias e instituições. A intenção é aproximar e fomentar a troca de saberes entre artistas de diferentes segmentos, que muitas vezes não têm essa oportunidade por estarem em outros níveis de carreira, por fazerem parte de grupos segregados ou por questões geográficas. O pequeno formato determinado propõe um senso de igualdade, onde as obras se destacam pela originalidade e criatividade, e não pelo tamanho. 

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o curador 

Laerte Ramos atua há vinte e seis anos como artista no circuito cultural de arte contemporânea. É diretor da produtora Studium Generale desde 2014 e curador, organizando projetos com o objetivo de disseminar cultura em suas inúmeras linguagens e possibilidades. Com foco em artistas iniciantes e emergentes, desenvolve projetos de curadoria, orientação de pesquisas e conexões entre artistas e instituições, resultando em exposições e mediações que tornam a arte mais acessível ao público. 

Em sua pesquisa pessoal, produz obras utilizando xilogravura, serigrafia, pintura, desenho, feltro, fanzine, escultura e cerâmica/porcelana. Participou da EXPO MILANO em 2015, representando seu país no pavilhão brasileiro com o projeto CASAMATA, anteriormente realizado no Octógono da Pinacoteca, em São Paulo. Realizou residências na Cité Internationale des Arts (FR), no EKWC (NED), na Bordallo Pinheiro e Vista Alegre (PT), na Beyeler Foundation (CH), na PHICA (USA) e na TPW/Jingdezhen (CN). Desde 2017, curou treze exposições e recebeu três prêmios como curador independente. Desde 2018, atua como diretor do AR: Acervo Rotativo, conectando artistas a instituições culturais. 

O Centro Cultural SESI São José dos Campos fica na Avenida Cidade Jardim, 4.389, Bosque dos Eucaliptos. 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.