O que está buscando?

Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Ozires Silva | SESI São José dos Campos iniciou suas atividades em 1985, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono OZIRES SILVA

Ozires Silva nasceu em Bauru, em 8 de janeiro de 1931. É oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é reitor da Unimonte, instituição particular de ensino superior localizada em Santos (SP). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira, como também liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Recebeu diversas condecorações internacionais (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda e Suécia). Publicou cinco livros e no final de 2011, teve sua biografia publicada, intitulada ‘Um Líder da Inovação – Biografia do Criador da Embraer’, escrita por Decio Fischetti.

Também liderou o grupo que promoveu a criação da Embraer (1970-1986) e desempenhou um papel importante na condução do processo de privatização da empresa (1991-1994). Foi presidente da Petrobras (1986-1989) e da Varig (2000-2003). Assumiu o Ministério da Infraestrutura (1990-1991). Criou a empresa Pele Nova Biotecnologia (2003).