Projeto será desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio
Por: Comunicação Regional
27/02/202510:16- atualizado às 10:20 em 27/02/2025
“Ler é uma forma de viajar sem sair do lugar.” Certamente, você já deve ter se deparado ou ouvido essa frase ao conversar com alguém sobre o hábito da leitura. Inclusive, a que inicia este texto é de George R.R. Martin, autor da saga As Crônicas de Gelo e Fogo — alguém que sabe bem como conhecer e explorar outros mundos através das páginas dos livros. Para estimular que os estudantes da escola SESI São José dos Campos embarquem em mais "viagens literárias", a bibliotecária Cintia Marques dos Santos Gondim desenvolveu um projeto: o Passaporte da Leitura.
"Eu observei que os alunos precisavam ler mais, isso é fato, e eu queria tirá-los da zona de conforto. A proposta é que eles leiam títulos diferentes, vou apresentando coisas novas, gêneros novos", explicou. Assim como um passaporte recebe um carimbo ao entrar em outro país, o literário seguirá a mesma proposta. "Se leu uma biografia, ganha um selo. Ficção? É outro diferente. Com isso, a gente amplia os horizontes e estimula que leiam mais e colecionem mais selos", complementa Cintia.
Entre tantos títulos no acervo, Diário de Um Banana, do autor Jeff Kinney, e Diário de Uma Garota Nada Popular, de Rachel Renée Russell, estão entre os preferidos dos alunos. "Todos os meninos querem ler Diário de um Banana, tem gente que leu mil vezes o mesmo livro. As meninas trocam entre si Diário de uma Garota Nada Popular. São livros que ficam pouquíssimo tempo nas estantes", brinca a bibliotecária que reforça que mesmo em leituras repetidas, o aprendizado pode ser diferente. "O Pequeno Príncipe, por exemplo, é um clássico! A leitura aos 6 anos é uma; aos 12, você já é outra pessoa; adulto, é outra completamente diferente. O livro é igual, mas o seu entendimento é outro".
Para registrar esses aprendizados com as leituras, também foi proposto aos alunos a criação de um diário, para fazer anotações e colagens, por exemplo. Além de estimular a criatividade, será uma forma de registro para que, no futuro, observem como o pensamento crítico evolui com o investimento nas “viagens literárias”. Essa atividade será desenvolvida em parceria com os professores de Artes.