2º Congresso Internacional de Educação SESI-SP aconteceu entre os dias 16 e 17 de setembro
Por: Comunicação Regional
18/09/202409:16- atualizado às 09:18 em 18/09/2024
Para aproximar os estudantes do processo científico, um professor do Sesi São José dos Campos desenvolveu um projeto em sala de aula utilizando um jogo de computador. A plataforma utilizada foi o Minecraft Education, um jogo estilo sandbox que permite criar cenários e construções, por exemplo.
Com o game, Nedir Soares, professor de educação básica, desenvolveu uma atividade lúdica dividida em quatro fases. "Elas foram inspiradas em problemas socioambientais e estruturadas com base nas cinco características do ensino por investigação, publicadas em 2000 pelo National Research Council (NRC), nos domínios do conhecimento científico e nos eixos da alfabetização científica", explica Nedir.
A pesquisa foi apresentada no II Congresso Internacional de Educação SESI-SP, que aconteceu entre os dias 16 e 17 de setembro, na sede da FIESP, na capital.
Este ano, o encontro vai debater o tema "Educação e futuro juntos: humanização para além do ser humano".
"A pesquisa ainda está em fase inicial, entretanto, é possível observar o aprendizado de aspectos da natureza da ciência e da dinâmica inerente ao processo científico. Além disso, observei a contribuição de jogos educacionais para auxiliar o processo de aprendizado de fenômenos sociocientíficos complexos", disse o professor.
A proposta do projeto em andamento é examinar de que forma elementos da alfabetização científica e dos domínios do conhecimento científico podem ser integrados.
Fotos: Divulgação