Os grupos André Mehmari e João Marcos Coelho, Escalandrum e Família Lima compõem a programação, além da participação especial de abertura com o Orquestrando São Paulo. Os espetáculos gratuitos acontecem do dia 23 a 25 de agosto.
Por: SESI São José dos Campos
15/08/201816:28- atualizado às 11:45 em 17/08/2018
Do tradicional ao contemporâneo, a quarta Mostra SESI-SP de Música Erudita levará à capital e ao interior espetáculos repletos de encanto e emoção. O SESI São José dos Campos está entre as 16 unidades que sediarão as apresentações, entre elas a do André Mehmari e João Marcos Coelho, Escalandrum (Argentina) e Família Lima. Os shows gratuitos acontecem do dia 23 a 25 de agosto, quinta e sexta, às 15h com a aula-concerto e às 19h30 a apresentação, e sábado, o evento também acontece às 19h30 no palco externo, todas as noite com abertura inédita do Orquestrando São Paulo. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi.
Assim como outros projetos do SESI-SP, a Mostra vem com a proposta de difundir o gênero por todo o Estado de São Paulo e democratizar o acesso à cultura. A programação investe na diversidade da expressão artística para formar público para a música erudita. Durante as apresentações, há a oportunidade de aproximar a plateia dos artistas durante um bate-papo. Nele, os grupos compartilham as singularidades do gênero, o processo de composição e outros elementos sobre as obras, despertando, assim, o interesse até mesmo naqueles que não dominam o assunto.
A novidade deste ano fica por conta do Orquestrando São Paulo e do Núcleo de Música do SESI-SP, responsável pela abertura dos espetáculos. Resultado de um projeto do SESI-SP que capacita profissionais de pequenas cidades para disseminar a música e o acesso à cultura, as orquestras de cada município darão início às apresentações nas unidades. O Núcleo de Música, por sua vez, forma profissionais por meio de cursos livres e gratuitos de Iniciação Instrumental. No SESI São José dos Campos, a Orquestra da Escola SENAI Santos Dumont e a Camerata Rudner Schmitid encantam a plateia ao dar vida à clássicos do gênero.
Serão 100 apresentações gratuitas, cujo objetivo é aproximar o público da música erudita, muitas vezes distante da população. Para isso, a mostra conta com os principais representantes do gênero no Brasil e no mundo, como o clássico tango argentino de Escalandrum, a sensibilidade para o piano do concertista André Mehmari e a modernidade da Família Lima.
Em uma atmosfera envolvente, a IV Mostra de Música Erudita propõe uma viagem pela obra de grandes compositores, como Bach, Debussy, Pixinguinha, Beethoven, Villa-Lobos, Caymmi e Astor Piazzola. Serão quatro séries para contemplar a sonoridade única de cada autor: História da Música, Compositores Nacionais, A Música pelo Mundo e Crossover.
Enquanto Compositores Nacionais contempla o repertório original dos principais músicos eruditos brasileiros, a série A Música pelo Mundo explora a obra de diferentes países e sua importância para o gênero como um todo. História da Música, por sua vez, propõe uma viagem pelas canções que marcaram época e compõem, até hoje, o cenário clássico erudito. Já Crossover é uma mescla entre o tradicional e o contemporâneo, ressaltando o diálogo existente entre o erudito e outras vertentes musicais.
A programação completa pode ser consultada em www.sesisp.org.br/cultura.
Os grupos
De Monteverdi a Egberto Gismonti, uma viagem musical de 400 anos
Nesta aula-concerto, o pianista André Mehmari conduz uma narrativa sonora que é ainda mais enriquecida com os comentários de João Marcos Coelho. No palco, ambos traçam um roteiro para contar a história da música e de como ela é capaz de canalizar as emoções humanas. Uma maravilhosa viagem pela música de gênios históricos como Bach, Monteverdi, Mozart, Beethoven e Chopin, sem deixar de lado compositores mais contemporâneos e brasileiros como Pixinguinha e Tom Jobim.
Grupo argentino de grande sucesso com os clássicos de Piazzolla, apresenta novidades de um dos seus mais recentes trabalhos: o álbum SESIONES ION, com Mozart e Ginastera.
Há mais de 20 anos na estrada, o Escalandrum conquistou o mundo com a sonoridade autêntica que une diferentes ritmos em uma única essência. A receita para tamanho sucesso é uma mistura entre jazz e o tango, além de importante herança musical, já que o grupo foi criado pelo baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.
Neste show, o público será envolvido por composições autorais e arranjos clássicos do gênero erudito, como Preludio No. 1, Lacrimosa e Danza de La Moza Donosa. Além de prestar uma homenagem à tradicional música clássica, o grupo toca músicas do álbum Sesiones Ion, interpretando clássicos de Mozart e Ginastera.
Escalandrum venceu por três vezes os prêmios mais importantes da música na Argentina: o Prêmio Gardel, como melhor álbum de jazz e álbum do ano; e o aclamado Gardel de Ouro, por sua trajetória.
Bateria: Daniel "Pipi" Piazzolla | Contrabaixo: Mariano Sivori |Piano: Nicolás Guerschberg | Sax alto e soprano: Gustavo Musso | Clarinete baixo: Matin Pantyrer | Sax tenor: Damian Fogiel
Do erudito ao pop, grupo apresenta arranjos únicos para ressaltar a importância do gênero clássico
Há 24 anos na estrada, a Família Lima se consagrou como referência da música erudita no Brasil. Lucas, Amon, Moisés e Allen aproximam o público desse gênero com um repertório imersivo, cujo objetivo é mostrar estilos distintos sob novas perspectivas. Seja em Bang, da Anitta, ou Funiculi Funiculá, do Folclore Italiano, o grupo desmistifica os estereótipos de seriedade dos arranjos eruditos.
Neste show, a Família Lima traz uma fusão de estilos variados como pop, rock e eletrônico, envolvendo o espectador em uma atmosfera de pura energia. Kashmir, Fígaro, Velha Infância e Primavera são parte da performance que busca disseminar a música erudita para todos os públicos com qualidade e descontração.
Direção Artística e Musical: Lucas Lima | Arranjos Musicais: Lucas Lima | Violino, violão, guitarra e voz: Lucas Lima | Vviolino, acústico e elétrico: Amon Lima | Violoncelo e contrabaixo elétrico: Moisés Lima | Bateria: Marcell Cardoso | Guitarra: Bruno dos Reis
IV Mostra SESI-SP de Música Erudita
Em sua quarta edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita segue com o propósito de apresentar grandes instrumentistas, interpretando os mais diversos compositores de períodos diversos, assim como formações diferenciadas e inusitadas, nesse novo conceito Erudito, no qual as linhas tênues de períodos e linguagens são entrelaçadas com graça e requinte.
Os espetáculos acontecem em 16 cidades, na ocasião os artistas dialogam com o público em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao trabalho dos artistas, repertórios e compositores. Cada cidade receberá três séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover.
A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.