O que está buscando?

FAB LAB ajuda no aprendizado de alunos 

No Estado, SESI conta com 34 laboratórios 

 Por: Comunicação Regional
15/10/202408:24- atualizado às 08:33 em 15/10/2024

O espaço é equipado com as mais variadas tecnologias para que o usuário consiga concretizar o que projetou no papel ou na tela de um computador. As impressoras 3D são capazes de produzir peças que possuem movimentos, como um sistema de engrenagens. Se for necessário criar um molde em madeira, há um equipamento que faz corte a laser. Além da estrutura, o espaço conta também com suporte profissional e é conectado a uma rede mundial de laboratórios. O FAB LAB possui instalações em 30 países. 

No Estado de São Paulo, o SESI-SP criou o FAB LAB Escola. São 34 espaços, dois no Vale do Paraíba. No SESI São José dos Campos, o espaço tem 105 metros quadrados e comporta até 28 pessoas simultaneamente. É equipado com impressoras 3D, impressora de recorte, prensa térmica, cortadora e gravadora a laser, router CNC, notebooks, máquinas de costura, braço robótico educacional e bancada para eletrônica e montagem. 

"É um ambiente de aprendizagem onde fomentamos a integração da ciência, da tecnologia e da arte. Trabalhamos de forma conectada, através de um planejamento integrado, e acreditamos muito no trabalho com a metodologia STEAM", disse Ana Lucia Rosa da Fonseca Lemasson, diretora do SESI São José dos Campos. 

 

Foto: Divulgação

 

STEAM é a abreviação de Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics e surgiu em meados da década de 1990, nos Estados Unidos. É uma abordagem que sintetiza a evolução e transformação no processo educacional. Mesmo trazendo as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no nome, o STEAM abrange outros conhecimentos, como Biologia, História e Língua Portuguesa. 

No laboratório do SESI São José dos Campos, por exemplo, estudantes já desenvolveram jogos de tabuleiro durante as aulas de História. É comum a realização de atividades interdisciplinares. 

"Eu, com conteúdo de língua inglesa relacionado a 'toys', e as professoras dos primeiros anos, com conteúdo de Práticas Filosóficas sobre brinquedos do passado e do presente, resolvemos trabalhar de modo interdisciplinar, fazendo com que as crianças participassem da vivência, criando seus próprios 'toys'. No caso, elas fizeram um 'rocket' (foguete)", explicou Raquel Stafussi Granado, professora de educação básica na disciplina de língua inglesa. 

A atividade relatada foi realizada com alunos do 5º ano. As crianças acompanharam o passo a passo da produção do foguete, feito de madeira e com uma estrutura de encaixe de peças. Cada estudante recebeu uma placa com todas as partes do brinquedo recortadas. Durante a aula, elas destacaram, pintaram e montaram o brinquedo. 

"Não há melhor maneira de uma criança aprender do que de forma lúdica, se divertindo e fazendo parte do processo. Assim, elas levam essa vivência para sempre", reforçou Raquel. 

"Temos inúmeras possibilidades para trabalhar o engajamento dos estudantes. É onde eles conseguem planejar e colocar em prática o que idealizaram. Eles conseguem sistematizar o conhecimento através da vivência. Mobilizamos, pensamos nas estratégias, colocamos a mão na massa, pegamos o que foi pensado e tornamos concreto", complementou Ana. 

  

Foto: Divulgação

 

OPEN DAY  

De maneira a facilitar o uso dos equipamentos, a rede FAB LAB Escola SESI-SP oferece o Open Day, um dia voltado para receber pessoas de fora que tenham interesse em aprender mais sobre fabricação digital. Esse evento ocorre semanalmente, de forma gratuita, todas as segundas-feiras. Para participar, é necessário agendar horário com o TLD com antecedência. O funcionamento é das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. Para utilizar as máquinas, é necessário levar os próprios insumos, pois não é permitido o uso dos insumos do FAB LAB. 

Para utilizar o FAB LAB na unidade de São José dos Campos, é necessário agendamento prévio. O contato deve ser feito pelo e-mail: fablab.sjcampos@sesisp.org.br 

  

Leia também