Exposição no Sesi São José dos Campos traz, de Recife, Romero de Andrade Lima

Sob curadoria de Mônica Nassif, a mostra traz obras criadas pelo artista plástico para espetáculos teatrais, inspirado no Movimento Armorial. A visitação é gratuita até 19 de fevereiro de 2022

 Por: Sesi São José dos Campos
21/12/202116:41- atualizado às 12:09 em 27/12/2021

O SESI São José dos Campos está com a exposição O amor e o tempo - Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo no Espaço Galeria. Sob curadoria de Mônica Nassif, a mostra traz obras do artista com referências à cultura popular nordestina, feitas para espetáculos teatrais realizados em São Paulo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 20h, até o dia 19 de fevereiro de 2022.  

Com o estilo, técnica e soluções cenográficas de Romero de Andrade Lima, a exposição apresenta pinturas, esculturas e obras que propõem reflexões e viagens ao mundo imaginário das poesias e cordéis, grande influência na carreira do artista. Entre suas diversas produções, foram escolhidas para integrar a exposição: o Pavão, do espetáculo O Pavão Misterioso; São Bartolomeu, do espetáculo Auto da Redenção; Painel da Lua de 1968, do espetáculo Rebeatles; e a Nossa Senhora da Purificação, da exposição Brasil 500 Anos.

“Sua obra cumpre o propósito da arte, que é o de nos lembrar que existem infinitas opções para nos encontrarmos na criação artística e deixarmos que esta interfira em nosso cotidiano tornando-o, visualmente, mais lúdico e harmonioso, e o expandindo graças a inimagináveis e incontáveis imagens apresentadas e sensações propostas pelas suas obras singulares”, comenta a curadora.

 

Sobre o artista

Natural de Recife e autodidata, Romero de Andrade Lima começou a desenhar, pintar e a esculpir quando criança. Com a orientação de seu tio e padrinho Ariano Suassuna, idealizador e fundador do Movimento Armorial, a pesquisa estética de Romero teve influência desse movimento nordestino brasileiro. Em paralelo à sua produção individual como artista plástico, passou a realizar projetos em teatro e vídeo, inspirando-se em Chagall, Miró, Picasso, entre outros pintores que levaram as artes plásticas para a dramaturgia. Ganhou ainda mais reconhecimento por seus cenários e figurinos criados para diversas montagens teatrais, tendo trabalhado também como diretor de arte para espetáculos e documentários, em parceria com outros diretores artísticos.

Romero atuou também como figurinista e cenógrafo em Píramo e Tisbe (1996), dirigido por Wladimir Capella no Teatro do SESI-SP, na Avenida Paulista; foi chamado para fazer a instalação Na Casa da Tia Ciata (2006), no SESC Consolação; e produziu a direção de arte do filme documentário Brincante (2014), dirigido por Walter Carvalho.

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra O amor e o tempo - Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.

 

Serviço:

Exposição O amor e o tempo - Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo

Local: Sesi São José dos Campos (Av. Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos)

Período: até 19 de fevereiro de 2022 

Horários: terça a sábado, das 09h às 20h 

Classificação indicativa: livre 

AVCB: 514058

Alvará: SPM2130841471

Informações e agendamentos de grupos: (12) 3919-2058 ou 3919-2000 

Entrada gratuita.