Atividade faz parte da First Lego League
Por: Comunicação Regional
25/09/202414:00- atualizado às 14:00 em 25/09/2024
Alunos do 8º ano do Sesi São José dos Campos estão desenvolvendo uma pesquisa sobre o fundo do mar. O questionário foi criado pelos estudantes que fazem parte da equipe de competição da First Lego League (FLL). Este ano, a competição traz a temática do fundo do mar.
“Nós fizemos uma pesquisa de campo que envolveu a comunidade, identificando qual era o problema mais encontrado no cotidiano deles. Isso é o que a competição propõe: que a gente impacte a comunidade e traga benefícios para ela. Fizemos essa pesquisa de campo para entender do que a comunidade precisa e como podemos solucionar esses problemas. Também perguntamos quais especialistas eles conheciam para que pudéssemos entrar em contato”, disse Nicolas Falchione, integrante do grupo.
A pesquisa é realizada por meio de um questionário online, enviado pa
ra os pais de alunos e divulgado em cartazes pela escola, convidando a comunidade escolar a participar também.
“Muitas vezes a gente pode não saber, mas pode ter um colega cujo pai é mergulhador ou biólogo marinho, e ele está no terceiro ano do fundamental. Isso acaba nos ajudando, pois traz informações valiosas”, explicou Lucas Moreira Ramos da Silva, orientador de educação digital e técnico da equipe.
Durante a etapa de descoberta, os alunos podem conversar com especialistas por videoconferência para entenderem melhor o assunto e tirarem dúvidas. De acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), apenas 20% do fundo do mar foi mapeado. O assunto é de grande interesse da comunidade científica mundial, que já desenvolveu tecnologia para a exploração de outros planetas e tão pouco sabe sobre as profundezas do planeta.
“Essa é uma questão muito importante, um problema bem grande que encontramos durante a pesquisa. O fundo do mar é realmente algo muito desconhecido, por isso precisamos contar bastante com o apoio de profissionais e especialistas da área para que possamos ter uma noção melhor do que estamos explorando”, disse Sávio Machado, aluno do 8º ano.
Prova com robô será no fim do ano
Em dezembro, o time de alunos do Sesi São José dos Campos participa da etapa prática da FLL. Até lá, o grupo se dedica à construção e programação do robô. Por regras da competição, o dispositivo precisa ser elaborado com peças de montar da Lego. A escola conta com o kit e uma réplica da pista de prova desta temporada.
Como a temática é o fundo do mar, o mapa apresenta uma planície onde existem diversos desafios que devem ser solucionados pelo robô criado pelos alunos. Um exemplo é a construção de uma estrutura que servirá de abrigo para os animais marinhos. Esse espaço pode ser vertical ou horizontal, ou seja, o robô pode ter tecnologia capaz de empilhar as peças ou apenas empurrá-las.
Durante seu percurso no mapa, os alunos não podem tocar no equipamento. Para isso, eles também desenvolvem toda a programação, indicando todas as ações e comandos que o robô terá que executar.