Espetáculo da Pia Fraus, em cartaz no SESI São José dos Campos, faz uma viagem ao universo marítimo

Círculo das Baleias, apresentado pela Pia Fraus, leva o público para um passeio ao fundo do mar, com importantes personagens do mundo animal. O espetáculo fica em cartaz no dia 21 de outubro. A entrada é gratuita.

 Por: SESI São José dos Campos
27/09/201711:53- atualizado às 14:49 em 27/09/2017

A Pia Fraus apresenta no SESI Itapetininga Círculo das Baleias, espetáculo infantil que reflete sobre a preservação do ambiente marinho. Com um enredo divertido e uma composição envolvente, a apresentação mostra como nossas atitudes impactam a fauna brasileira. Os ingressos para a sessão de sábado, dia 21 de outubro, às 16h, estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Círculo das Baleias traz Jujuba, uma baleia jubarte, que precisa enfrentar o oceano para chegar até o Polo Sul. Na presença de Gardel, um simpático pinguim argentino, encontra com diversos animais marinhos, como polvos, orcas, focas e tubarões. O espetáculo, acompanhado por música e dança, retrata a vida marinha por meio de personagens animados que envolvem o público mirim.

Com uma carreira já bastante premiada, a companhia apresentou os Filhotes da Amazônia, retratos amorosos sobre determinados habitantes da região norte do país; Gigantes de Ar, um espetáculo que questiona a relação entre domadores e seus animais; e o clássico Bichos do Brasil, reconhecido internacionalmente, que revela, por meio da música e da dança, encantos e mistérios da fauna brasileira.

No entanto, ao olhar o histórico da companhia, uma lacuna foi percebida: faltavam os bichos da água – e então a peça Círculo das Baleias foi criada. Em cartaz, cumpre seu propósito de chamar a atenção do público para o conhecimento do ecossistema marítimo brasileiro, questionar a preservação da fauna e expor como a falta de consciência ambiental impacta na vida dos animais que ali vivem.

 

Ficha técnica

Autoria: Beto Andreetta | Direção: Wanderley Piras | Elenco: Ana Catarina V. Madureira, Vanessa C. da Silva, Patrícia Franco, Cristiano Bacelar, Mateus Romero, David Caldas e  André Zeronian | Concepção dos bonecos, cenário e design gráfico: Celia Catunda | Confecção de bonecos: PalhAssada Atelie - Karina Diglio e Marcos Tadeu | Trilha sonora: Guga Bernardo | Produção musical: Marco Boaventura (Trilha Original Estúdio) | Figurino: Milene Perez | Iluminação: Wagner Freire | Fotografia: Mayara Luni | Administração: Jackson Iris | Produção: Pia Fraus

 

Cia Pia Fraus

Nos seus 33 anos de existência, que tem como característica a não-linearidade, o pouco uso da palavra e a força das imagens, a Pia Fraus produziu dezenas de espetáculos, apresentando-se em 23 países diferentes nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.

A partir da diversidade de formação de seus integrantes, que transitavam entre linguagens como teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas, surgiu a temática da companhia: desenvolver uma linguagem única que interagisse com todas as outras já existentes.

 

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

 

Leia também