O que está buscando?

Centro Cultural recebe espetáculos infantis durante as férias de janeiro 

 Apresentações ocorrerão nos dias 16 e 25 de janeiro 

 Por: Comunicação Regional
03/01/202516:31- atualizado às 08:24 em 08/01/2025

O Centro Cultural SESI São José dos Campos promove, durante o mês de janeiro, espetáculos teatrais infantis. No dia 16, quinta-feira, o público poderá conferir a peça Floresta dos Mistérios. A apresentação está marcada para às 15h, e os ingressos já podem ser reservados pelo Meu Sesi. 

A história se passa na cidade de Micrópolis, onde fica a Floresta dos Mistérios, que está em perigo. O Prefeito, sempre acompanhado de seu aliado Romildo, um atrapalhado, planeja instalar uma fábrica de celulares no local e destruir a mata com tratores. Três crianças, as únicas que sabem da verdadeira intenção do Prefeito, acabam se perdendo na floresta, guiadas pelas misteriosas criaturas que ali habitam. 

Nessa jornada, Duda, um garoto muito esperto que usa muletas, encontra o Saci Pererê e decide lhe dar uma das muletas para que possam brincar. O Saci então se torna seu amigo e promete: "Quando precisar do vento, é só me chamar". Rafa, um garoto surdo, vê a Sereia Iara à beira do rio. Ela tenta encantá-lo com sua voz, mas, por ele não ouvir, a Sereia percebe a pureza de seu coração. Já Bel, uma menina muito doce com síndrome de Down, encontra o temido Boitatá, a cobra de fogo. Quando ela não se assusta com sua aparência, o Boitatá lhe concede o poder do fogo! 

Juntas, as três crianças se unem aos habitantes da floresta para enfrentar o Prefeito e salvar a mata. 

Cena do espetáculo Floresta dos Mistérios (Crédito: Divulgação)

 

No dia 25 de janeiro, às 16h, será a vez do espetáculo Na Vila do Heitor, da Cia. Tricotando Palavras. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi a partir do dia 5 de janeiro. O espetáculo é indicado para todos os públicos. 

A peça conta a história de Heitor, um menino muito inteligente e curioso, apelidado de Tuhu, por adorar imitar os sons de um trem e tudo o que escutava. Desde pequeno, ele se encantou pela música, e seu pai o incentivou a tocar um instrumento. Heitor, que amava os sons, aprendeu a tocar diversos instrumentos, como violão, violoncelo, piano e violino. 

Na Vila do Heitor traz histórias e músicas, com canções como Rosa Amarela, Capelinha de Melão e Lá Cai até Balão, além das cantigas compostas por Heitor Villa-Lobos para crianças. 

Cia. Tricotando Palavras (Crédito: Divulgação)

 

 

Oficina abordará a inclusão e preservação cultural no teatro infantil 

No dia 24 de janeiro, das 10h às 12h, será realizada uma oficina voltada para educadores e educadoras de infância, pais e responsáveis por crianças, sobre a inclusão e preservação cultural no teatro infantil. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo MEU SESI. Clique aqui. 

A atividade será conduzida por Mácio Araújo e Humanize Produções Artísticas e Eventos, grupo responsável pelo espetáculo Floresta dos Mistérios. A oficina convida educadores e educadoras de infância, pais e responsáveis por crianças a desafiar a criatividade e enriquecer seu trabalho por meio das artes cênicas. O encontro de 2h abordará de maneira prática os aspectos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, desafiando os participantes a enriquecerem seu trabalho através da arte e da criatividade. 

A partir do caso concreto do projeto Floresta dos Mistérios, será utilizado o "Pequeno Guia de Empatia", material digital de apoio pedagógico e condutor de atividades lúdicas, além de associar as atividades propostas aos temas abordados no espetáculo. Também serão utilizadas as músicas da peça, as lendas folclóricas e jogos com as personagens da história para promover atividades acessíveis e inclusivas no ambiente escolar e social. 

A conscientização sobre diversidade e inclusão deve ocorrer em todos os espaços educacionais. Com base nesse princípio e com o objetivo de construir uma cultura inclusiva, a oficina toma como fundamento o desenvolvimento de ferramentas a partir da experiência bem-sucedida do projeto Floresta dos Mistérios. 

Além do espetáculo criado em 2019, o projeto, que emprega majoritariamente a linguagem teatral para promover os princípios de cidadania inclusiva e incentivar a participação social e laboral das pessoas com deficiência, conta com trilha sonora autoral, a publicação do livro Floresta dos Mistérios, o Pequeno Guia da Empatia e curtas-metragens com pessoas com deficiência que colaboraram na pesquisa. Todos os materiais utilizados são baseados em uma perspectiva integrada, que se adapta às necessidades da pessoa ao longo da vida. 

 

O Centro Cultural SESI São José dos Campos está localizado na Avenida Cidade Jardim, 4.389, Bosque dos Eucaliptos. As reservas de ingressos e os espetáculos são gratuitos. Para mais informações, ligue para (12) 3919-2000 ou envie mensagem pelo WhatsApp para (12) 99635-9574.