O que está buscando?

SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS RECEBE MOSTRA DE MÚSICA ERUDITA

A programação é composta pelos grupos Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”, Marco Bernardo e Jazzmin’s Big Band, que trazem aos palcos toda a diversidade presente no gênero musical proposto. Os concertos são gratuitos e acontecem entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

 Por: SESI SP São José dos Campos
27/05/201910:57- atualizado às 14:57 em 27/05/2019

A primeira temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita, que em 2019 também acontecerá no segundo semestre, propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. O SESI São José dos Campos é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”, Marco Bernardo e Jazzmin’s Big Band. Os concertos acontecem entre os dias 30 e 31 de maio, quinta e sexta-feira em dois horários, 15h e 20h, enquanto no dia 1º de junho, sábado, acontece unicamente às 20h. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

             A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

            “Falar de música erudita é falar de um estilo musical que foi executado distante dos ouvidos do grande público, durante um longo período de tempo. Era uma música feita pela e para a elite. Entretanto, com o passar dos anos, os compositores procuraram aproximar a música erudita do que era a música popular. A tentativa não era tornar semelhante os dois gêneros, mas sim diminuir as divisões e ampliar o repertório e a escuta de todos. A Mostra de Música Erudita, programada pelo SESI-SP, tem objetivos semelhantes a esse: trazer ao grande público e com livre acesso uma temática que amplia a percepção sonora, assim como o repertório artístico”, declara Mariana Apolinário, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

            Complementando as apresentações de peso cultural incalculável, o SESI-SP também promove um bate-papo entre grupos e público. A proposta é dialogar sobre as diversas singularidades do gênero erudito, desde o processo para composição, até contextualizar o ritmo e revelar fatos sobre cada uma das obras, tornando a popularização do erudito um processo que vai muito além do ouvir, mas acompanhar e entender também.

            Serão 75 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Abumrad Reis, que traz um conceito rico, mostrando a herança cultural, afetiva e étnica da sonoridade africana presente na formação primordial da música brasileira.

            A série Caminhos e Contrastes tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Mulheres na Música ressaltam a importância histórica e o pioneirismo, levando aos palcos a luta daquelas que desbravaram um gênero musical originalmente dominado por homens. As apresentações marcam presença com vozes e instrumentos, sobrepondo à cacofonia de quem não enxerga a importância da presença feminina no erudito.

Por fim, A Diversidade Brasileira busca mostrar as sobreposições que deram origem à música produzida no Brasil. Fala-se da variedade sonora dos povos que constituíram o país, assim como sobre a harmoniosa miscelânea musical das diversas regiões.

            A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

 

Os grupos

Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”

30 de maio, quinta, 15h e 20h

Entre intervenções narrativas e musicais, o público é convidado para uma viagem na história da música, desde a Renascença até os dias atuais. O narrador apresenta um texto introdutório, e em seguida, o Quarteto executa as obras do período musical comentado, enquanto imagens são exibidas ao fundo, criando um ambiente artístico e didático.

Com o uso de diversas linguagens, o Quarteto de Trombones “Ernst Mahle” transita entre os diversos períodos da história da música, oferecendo ao público uma apresentação repleta de música, conhecimento e arte.

Série: Música Erudita: Caminhos e contrastes, 60 min.

Trombone Tenor: Diego do Amaral | Trombone Tenor e Alto: Emerson de Aguiar Teixeira, Paulo Santos | Trombone Baixo: Felipe Coelho

 

Marco Bernardo

31 de maio, sexta, 15h e 20h

A apresentação faz tributo ao CD duplo Radamés Gnattali: Integral dos Choros para Piano Solo, obra do maestro e músico conhecido nos meios popular e erudito, que acompanhou o processo de evolução do choro e é referência na linguagem instrumental.

Das obras apresentadas, tanto nas inéditas quanto nas que já se tornaram emblemáticas do repertório de grandes pianistas, Marco Bernardo alia o capricho da técnica erudita à delicadeza dos toques no piano brasileiro, fazendo transparecer a bossa eterna de Radamés Gnattali.

Série: A diversidade brasileira, 75 min.

Piano: Marco Bernardo | Produção: Wagner Amorosino

 

Jazzmin’s Big Band

1º de junho, sábado, 20h

A Jazzmin´s Big Band chega com um trabalho de criação própria, como também composições originais brasileiras, com amplo repertório de ritmos em arranjos feitos especialmente para sua formação. O público terá contato com os principais instrumentos das big bands.

Formada em 2017, a banda traz novas inspirações, abrindo espaço para o feminino, é composta apenas por mulheres, de várias gerações. Elas já somam duas indicações para o Prêmio Profissionais da Música, por suas interpretações instrumentais.

Série: Mulheres na Música, 60 min.

Flautas: Marta Ozzetti | Clarinete: Paula Pires | Clarone e Clarinete: Fabrícia Medeiros | Saxofones: Paula Valente, Bia Pacheco, Mayara Almeida e Tais Cavalcanti | Trompa: Kelly Vasconcelos | Trompetes: Grazi Pizani e Estefane Santos | Trombones: Cynthia Borgani e Sheila Batista | Vibrafone: Carol Andrade | Piano: Lis de Carvalho | Guitarra: Renata Montanari | Baixo: Gê Cortes | Bateria: Priscila Brigante

 

 

Mostra SESI-SP de Música Erudita

A beleza da música erudita vai além da sua polifonia majestosa, envolvente, da sonoridade de seus acordes e harmonias sublimes. Existe beleza também nas histórias que cercam o surgimento das obras e seus compositores.

A programação, este ano dividida entre os dois semestres, conta com uma ação integrada de formação de público para música erudita: além das apresentações, é realizado um bate-papo entre os espectadores e o grupo de música sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.