O que está buscando?

SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REALIZA MÊS DA MÚSICA EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO

Na programação especial, Jazz Cabaret e Passarim30 se apresentam nos dias 15 e 17 de novembro, respectivamente, com entrada gratuita. Unidade oferece também, durante todo o mês, mais cinco apresentações musicais.

 Por: SESI São José dos Campos
07/11/201810:20- atualizado às 17:42 em 28/11/2018

Novembro será o “Mês da Música” em São José dos Campos, e, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a unidade do SESI traz dois shows para compor a programação que leva ao público mais de 50 atrações musicais de vários ritmos e estilos, em 16 espaços da cidade – entre teatros, casas de cultura, parques, praças e calçadão.

No dia 15 de novembro, quinta, 20h, o show Jazz Cabaret apresenta um pouco do jazz tradicional, inspirado no clima dos antológicos teatros cabarés onde músicos de jazz e cantoras convivem com dançarinos, poetas, garçons, público e convidados especiais embalados pelo repertório de Jazz, Blues, Ragtimes e Vaudevilles. A apresentação é uma plataforma para as interpretações de Djane Borba acompanhada da Jazz Cabaret Band e dos Vintage Dancers com participações especiais de Tito Martino, um dos precursores do Jazz no Brasil e o grupo vocal Jazzy Ladies.

No sábado 17, às 20h, o público é convidado para participar de uma viagem no tempo com o grupo Passarim30, em um show que recria o álbum Passarim, lançado por Tom Jobim e sua orquestra em 1987. Com arranjos minimais e timbres contemporâneos, mantendo a preciosidade dos vocais e harmonias, o show representa um verdadeiro resgate de um dos principais discos da música brasileira e um dos mais importantes da carreira de Tom Jobim.

A programação completa pode ser conferida no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo: www.fccr.sp.gov.br.

Programação Território SESI-SP de Arte e Cultura

Além das apresentações em parceria com a Fundação, o SESI São José dos Campos traz cinco shows durante o mês de novembro, que integram o projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.

Orquestra Paulistana de Viola Caipira
16 de novembro
sexta, 20h

No show, a formação orquestral à base de violas caipiras de dez cordas explora peças tradicionais da música brasileira para levar o público em uma viagem pelo tempo e pelas memórias da vida no campo. No repertório, são interpretados clássicos sertanejos como   Saudades De Minha Terra e A Majestade, O Sábia. Criada em 1997, pelo maestro Rui Torneze de Araujo, a corporação musical é considerada hoje uma das mais atuantes do gênero no território nacional e possui a missão de formar público para melodias executadas na viola caipira.

Popular, 90min. Violas: Adriana Pereira de Godoy, Décio Carratu, Flávia Mary Cordeiro, Heidy Torneze, João Carlos Rodrigues de Camargo, Jocimar Francisco dos Santos, Jamil Dutra, José Carlos Moretti, Lucas Torneze, Marcia Eliete Theóphilo G. Ferreira, Márcio José Pivotto Barbieri, Marcos Antônio Siqueira, Rui Torneze, Vera Lúcia Carratu

Vitoru Kinjo
23 de novembro
sexta, 20h

O cantor apresenta uma musicalidade contemporânea e transcultural, em um show emocionante sobre a mistura do regional e do global, da natureza e da cidade, e do amor como política. No palco, baixo, violão e guitarra encontram-se com um duo de percussões, sopros e arranjos vocais para que Vitoru entoe cantos ligados tanto à terra quanto ao cosmopolitismo do século XXI. “Diaspórico Regional” é música que viaja e se mistura, ressignifica corpos, vozes e dentidades.

O espetáculo musical também se alimenta da dança e da performance, com cenário e figurinos inspirados nas culturas populares brasileira e japonesa/uchinanchu, trazendo referências do campo e da cidade.

Diaspórico Regional, 70 min. Voz, violão e teclas: Vitoru Kinjo | Guitarra: Moita Mattos |Sopros: Fernando Sagawa |Percussões: Ariel Coelho | Violão e voz: Guilherme Kafé | Voz: Eduardo Colombo | Percussões: Ivan Banho | Baixo: João Antunes

Guilherme Moscardini
24 de novembro
sábado, 20h

O jovem compositor paulista Guilherme Moscardini, apesar de classificado como artista da nova MPB, traz elementos de todo o mundo para seu repertório. No espetáculo GilJoão&Chico, Guilherme interpreta canções populares dos três reconhecidos cantores, com releituras dos arranjos, focando no repertório mais dançante para agitar o público.

Popular, 80 min. Voz/Violão: Guilherme Moscardini | Arranjo/Contrabaixo elétrico: Raphael Cortezi | Guitarra: Andre Bordinhon | Percussão: Danilo Moura | Bateria: Gabriel Altério

Lia Marques
30 de novembro
sexta, 20h

Lia Marques tem como base de seu trabalho não só a música de sua terra São Luiz do Paraitinga, mas também a popular brasileira. No show Agalopado, Lia divide com o público essa experiência em relação ao nordeste brasileiro. Homenageando Alceu Valença, Ednardo, Fagner e Belchior, apresenta facetas nem sempre conhecidas dos compositores, mas de grande valor em suas trajetórias.

Popular, 80 min. Voz: Lia Marques | Contrabaixo: Negão dos Santos | Violão: João Gaspar Bateria: Mario Gascó | Direção musical e arranjo: Negão dos Santos | Produção: Lia Marques

Lia Marques

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, www.sesisp.org.br/meu-sesi.