O que está buscando?

SESI São José dos Campos inaugura exposição do artista plástico Egidio Rocci

Sob curadoria de Laerte Ramos, “Compreensão do AR (ou E=M2)” permitirá que o espectador passe por uma experiência imersiva na poética do artista. Entrada gratuita.

 Por: SESI São José dos Campos
21/03/201913:19- atualizado às 10:33 em 22/03/2019

O SESI São José dos Campos promoverá no dia 22 de março, às 19h30, coquetel de abertura da exposição Compreensão do AR (ou E=M2). Sob curadoria de Laerte Ramos, a mostra apresenta, até o dia 18 de maio, um conjunto de obras do artista plástico Egidio Rocci (1960 - 2015), que residiu em São José dos Campos, onde desenvolveu grande parte do seu trabalho. Além dos objetos expostos no espaço, uma projeção de vídeos-slides de fotos de estudos de Rocci e um breve documentário sobre sua produção poderão ser prestigiados. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados.

Egidio apresenta em sua pesquisa a transformação e a elevação de objetos que tiveram função e propósito como utilitários, como móveis, criados-mudos, bancos, estantes, prateleiras, ou simples pedaços de madeira. Estes objetos aleatórios eram retirados dos depósitos e elevados à condição de obras de arte em museus, galerias e centros de cultura.

O processo criativo do artista em questão revela ao espectador estruturas escondidas nos objetos de madeira, seja por meio da eliminação, desmonte parcial ou incorporação de elementos escolhidos de forma precisa pelo artista, compartilhando, assim, seu modo de relacionar-se com o mundo.

E = M2 ou “Egidio por metro quadrado” é uma referência às estruturas manipuladas por ele que ocupam áreas com inúmeras memórias de objetos. Egidio assume um papel de intérprete no diálogo entre a madeira e o metal, entre móveis com cara de casa de vó e móveis de escritório, entre o design e a arte, entre o descartado e o encontrado e, ainda, entre o esquecido e o lembrado.

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra Compreensão do AR (ou E=M2) faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica. 

Leia também