06/06/202313:49- atualizado às 12:01 em 16/06/2023
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participou em 2022, pela primeira vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chegou a sua 18ª edição e teve programação no Centro Cultural Fiesp. Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram principalmente o cinema negro.
A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens.
Agora, em 2023, alguns dos filmes participantes serão exibidos em unidades do SESI-SP no interior do Estado.
Confira a programação:
Chade/França/Sudão, 2019, exibição digital, colorido, legendado em português
14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Ibrahim, Soliman, Altayeb e Manar são amigos há mais de 45 anos, e agora possuem um sonho em conjunto: querem reanimar a arte do cinema no Sudão. O plano dos artistas é recuperar a história do cinema sudanês através da reinauguração de uma antiga sala de exibição da cidade. Mas, durante esse processo, eles encontram significativa resistência. A situação os faz refletir sobre os limites ainda persistentes da cultura e da arte no país africano.
Documentário, 93 min.
Direção: Suhaib Gasmelbari
Amal
Egito/França, 2017, exibição digital, colorido, legendado em português
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
No Egito pós-revolução, Amal, uma adolescente insurgente, está enfrentando mudanças esmagadoras, sociais e íntimas. Amal é um filme que observa a autodescoberta de uma garota de 15 a 20 anos: ela procura seu lugar, sua identidade e sua sexualidade em uma sociedade dominada por homens. Ao longo dos anos, vemos que ela percebe que suas escolhas são limitadas quando jovem em um estado policial árabe.
Documentário, 83 min.
Direção: Mohamed Siam
Mussum, um filme do Cacildis
Brasil, 2018, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernado Gomes, o "Mussum", é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.
Documentário, 75 min.
Direção: Susanna Lira