Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
O que está buscando?

O Vazio na Mala: apresentações dias 11, 12 e 13 de abril 

Peça é baseada em fatos reais e mergulha nas marcas deixadas pelo Holocausto 

 Por: Comunicação Regional
28/03/202512:35- atualizado às 12:36 em 28/03/2025

Foto: KARIM KAHN

 

O Centro Cultural SESI São José dos Campos recebe o espetáculo O Vazio na Mala, com sessões às 20h nos dias 11 e 12 de abril e às 19h no dia 13. A peça é indicada para maiores de 14 anos. A reserva gratuita de ingressos pode ser feita pelo Meu SESI. Clique aqui. 

O Vazio na Mala é um espetáculo teatral baseado em fatos reais, que mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. 

A história se desenrola em torno das memórias de uma família que fugiu da Alemanha nazista, atravessou a China e chegou ao Brasil, destacando os segredos guardados por décadas. Temas universais, como os ciclos familiares, a busca por significado e a herança emocional, permeiam a narrativa, enquanto a peça nos convida a refletir sobre o que resta de uma vida vivida em meio à violência e ao medo. 

A mala, objeto central e símbolo do espetáculo, guarda não apenas documentos, mas também o silêncio e as memórias reprimidas de uma família que lutou pela sobrevivência. À medida que essas lembranças são desvendadas, o público é levado a contemplar as complexidades do passado e o impacto dessas histórias no presente. O Vazio na Mala é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana. 

 

Sobre o grupo 

Culturas em Movimento é um coletivo artístico e produtora cultural, fundado em 2005, que se dedica a explorar textos contemporâneos, investigar o universo feminino e examinar a fusão cênica entre narrativas e drama. Além de atuar na criação e produção teatral, o grupo se expandiu como produtora cultural para promover projetos de intercâmbio artístico, colaborando com artistas e grupos notáveis. Suas iniciativas abrangem teatro, narração de histórias e música, com foco na criação, pesquisa e circulação artística. 

Entre os espetáculos de destaque está O Vazio na Mala, uma dramaturgia de Nanna de Castro, com direção de Kiko Marques. A peça estreou no Teatro do SESI-SP, onde alcançou um público de 22 mil espectadores e recebeu várias indicações para importantes prêmios nacionais, como o Prêmio Shell e o Prêmio APCA. O espetáculo foi premiado no Prêmio Bibi Ferreira 2024 em três categorias, incluindo Melhor Peça de Teatro. 

 

OFICINA DE PRODUÇÃO TEATRAL 

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a área de produção teatral pode participar da oficina que será realizada no dia 12 de abril, às 10h. Não é necessário ter experiência na área. Para participar, é preciso preencher um formulário online, disponível na página do evento no Meu SESI. As vagas são limitadas. 

A Oficina de Produção Teatral tem como objetivo proporcionar uma vivência prática no âmbito da produção teatral, com foco na resolução de problemas enfrentados no dia a dia da área. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupo para superar desafios reais da produção, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e solução criativa de problemas. 

O projeto final dependerá da capacidade de cada participante de lidar com as dificuldades apresentadas ao longo da oficina. 

 

O Centro Cultural SESI São José dos Campos fica na Avenida Cidade Jardim, 4.389, Bosque dos Eucaliptos. 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.