O que está buscando?

ESPETÁCULO ‘COMO NASCE UM CABRA DA PESTE’ NO SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Retrato da doçura do homem do sertão, e sua luta por sobrevivência, em um resgate à tradição oral regada de situações cômicas, espetáculo fica em cartaz nos dias 16 e 17 de junho no SESI São José dos Campos. A entrada é gratuita.

 Por: SESI São José dos Campos
10/06/201717:05- atualizado às 15:51 em 12/06/2017

SESI São José dos Campos recebe nos dias 16 e 17 de junho, sexta e sábado, às 20h, o espetáculo Como Nasce um Cabra da Peste, com o grupo paraibano Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba, baseado na obra etnográfica do folclorista e escritor pernambucano Mario Souto Maio. A entrada para as duas apresentações é gratuita e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Centrado nos preparativos e procedimentos populares para o nascimento de uma criança no sertão nordestino, o espetáculo faz uma viagem às crendices, superstições, costumes e medicinas populares utilizadas no interior rural do Brasil. Com bom humor e respeito à cultura nordestina, os atores encenam, em uma espécie de ritual, como mais um ser vem ao mundo árido, hostil e pobre do sertão nordestino nas mãos de uma parteira, misto de santa e médica, temida e respeitada.

Formada por atores, arte-educadores, animadores culturais e professores de Teatro, o projeto vem contribuir com a valorização da cultura popular nordestina de uma forma cômica, levando as pessoas a tirarem uma lição de vida sobre as mazelas da sociedade. A proposta também é passar ao público infantojuvenil uma reflexão das tristezas e alegrias e, principalmente, sobre a diversidade cultural.

 

Sobre Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba

A Agitada Gang é uma trupe de atores, arte-educadores, animadores culturais, palhaços profissionais e professores de Teatro da Paraíba que há 30 anos vem formando plateias e desenvolvendo sua arte própria, misturando o teatro, circo, pantomima, acrobacias e muito humor. Durante este percurso na estrada, o grupo participou de vários Festivais de Teatro no País, representou o Estado em encontros de Teatro para infância e Juventude e em Festivais Nacionais de Teatro em todas as regiões do Pais.

 

Ficha técnica

Direção: Eliézer Filho | Texto: Altimar Pimentel (baseado na obra etnográfica de Mario Souto Maior) | Elenco: Dadá Venceslau, Edílson Alves e Madalena Acciolly | Iluminação: Eloy Pessoa | Adereços: Dadá Venceslau e Marabá | Músicas: Liz Albuquerque e Genário Dunnas | Sonoplastia: Thiago Henriques | Contrarregra: Roberto Assunção | Figurinos: Dadá Venceslau e Mauricio Germano | Produção Executiva: Edilson Alves / Realização: Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba.

 

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

 


Imagem de divulgação

Leia também