Espetáculo ficará em cartaz de 12 a 15 de dezembro
Por: Comunicação Regional
03/12/202420:34- atualizado às 20:34 em 03/12/2024
O Centro Cultural Sesi São José dos Campos apresenta, entre os dias 12 e 15 de dezembro, o espetáculo "Vestígios de alguém que não pôde falar", do Núcleo de Traços Fortes. As apresentações são gratuitas, e a reserva de ingressos pode ser feita pelo Meu Sesi. De quinta a sábado, as sessões começam às 20h, enquanto no domingo o horário é às 19h.
Escrita por João Paulo Santos e Lucas Silveras, que também interpretam os personagens, a peça é inspirada nos contos "Olhos D'água" e "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceição Evaristo. O espetáculo também incorpora fragmentos reais, como a morte de Marcos Vinicius, jovem negro de 14 anos, atingido por policiais no complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em junho de 2018.
“O número alarmante de crianças e jovens negros mortos em operações policiais é um tema urgente. O espetáculo 'Vestígios de alguém que não pôde falar' nasce com o propósito de destacar as pautas e lutas em defesa da infância negra no Brasil. Trata-se de um movimento em busca de esperança, para uma nação onde as crianças negras sejam ouvidas e respeitadas”, afirma o diretor Lucas Silveiras.
A montagem transita entre a ficção e a realidade, abordando questões como o combate ao racismo e a preservação da infância das crianças negras brasileiras.
Com classificação de 14 anos, o espetáculo faz parte do edital de chamamento SESI-SP de Viagem Teatral.