Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
O que está buscando?

Bate-papo com Ana Botafogo foi de teatro cheio 

Bailarina participou do InteligênciaPontoCom na última quarta, 12 

 Por: Comunicação Regional
13/03/202512:56- atualizado às 10:15 em 17/03/2025

O Teatro do Centro Cultural SESI São José dos Campos ficou lotado para acompanhar mais uma edição do InteligênciaPontoCom, desta vez com a bailarina Ana Botafogo. O evento aconteceu na última quarta-feira, 12, e contou com a presença de 377 pessoas, entre elas fãs da dança e futuros bailarinos. 

Essa edição foi apresentada por Juarez Zacarias Neto, Analista de Atividades Culturais do SESI-SP. O bate-papo com a bailarina foi transmitido simultaneamente pelo canal do SESI-SP no YouTube. 

Foto: Divulgação

 

Em cerca de uma hora e quarenta minutos de evento, Ana compartilhou dicas e relembrou detalhes da carreira, como o fato de já ter se apresentado em São José dos Campos e de estar feliz em estar de volta. "Agora em outro momento da minha vida", disse logo no início da conversa. 

Com o tema "Corpo, alma e arte", Ana Botafogo falou sobre a importância da especialização dos profissionais e da necessidade de cuidados com as crianças para prevenir lesões. 

"O corpo é nosso instrumento de trabalho. A gente tem que cuidar dele com muito carinho, muita atenção. Bailarinos são atletas e atores. Atletas porque a gente precisa dessa parte física, desse corpo muito bem treinado, e atores por conta da interpretação, dessa alma, dessa emoção", disse Ana. 

Durante a conversa, o público pôde conhecer um pouco mais dos trabalhos realizados pela bailarina ao longo da carreira. Um exemplo foi o balé Giselle, trabalho que estreou em 1841 com coreografia de Jules Perrot e Jean Coralli. O balé romântico, dividido em dois atos, conta a história de Giselle, uma jovem camponesa de coração frágil, que mora com a cuidadosa mãe, Bertha. 

Foto: Divulgação

 

"Foi a primeira Giselle que fiz no Theatro Municipal (no Rio de Janeiro). Giselle é um balé que dancei muito, em vários momentos da minha vida. Depois que dancei essa, que era a coreografia de Peter Wright, um diretor inglês, essa ficou a minha versão. Fui convidada para dançar em vários lugares e sempre levava essa versão. E foi muito importante, porque esse diretor, depois dessa apresentação, me chamou para uma apresentação em Londres, e isso foi importantíssimo na minha carreira. Passei três meses em temporada com essa companhia, e aí é sempre um aprendizado. Você vê novos bailarinos e nova plateia, o que dá um pouco de medo. Eu já dançava no Brasil, com a plateia que começa a conhecer a bailarina Ana Botafogo, mas você chega em outro lugar, onde ninguém te conhece, e dá um grande medo", relembrou. 

Para assistir ou rever a participação de Ana Botafogo no InteligênciaPontoCom, basta acessar o canal do SESI São Paulo no Youtube. 

 

 

Leia também

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.