O que está buscando?

SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS RECEBE ESPETÁCULO SHAKESPERIANO HENRIQUES

Peça é montagem da Cia. Vagalum Tum Tum, premiada como melhor espetáculo no APCA 2016, inspirada nas obras do dramaturgo inglês do século XVI. O evento acontece no dia 17 de agosto. A entrada é gratuita.

 Por: SESI SP São José dos Campos
14/08/201912:22- atualizado às 13:12 em 15/08/2019

                O SESI São José dos Campos receberá o espetáculo Henriques, produção da Cia. Vagalum Tum Tum e dirigida por Angelo Brandini, inspirados pelas obras de William Shakespeare Henrique IV (partes I e II) e Henrique V, um dos principais trabalhos do bardo inglês. A peça acontecerá no dia 17 de agosto, sábado às 16h. Entrada gratuita, a reserva dos ingressos pode ser feita pelo sistema Meu SESI, www.sesisp.org.br/meu-sesi.

                 A peça se passa na vida do príncipe Henrique, que vive na companhia de seus amigos baderneiros Falstaff e Pistola. Ao lado de seus fiéis escudeiros, eles fazem incontáveis travessuras, fazendo o grupo ser mal visto pelos cidadãos locais. O pai do menino, Henrique IV, preocupado com o futuro da Inglaterra e em seu leito de morte, faz o garoto jurar que irá mudar o comportamento, tornando-se uma nova pessoa e assumindo, assim, todos os méritos e responsabilidades de ser um rei. Após o falecimento do patriarca, o jovem passa a cumprir a promessa, deixando para trás a vida de festas, além de abrir mão das antigas amizades.

            Henriques traz a visão do palhaço, da Comedia Dell’arte e dos Bobos. Mudando elementos trágicos a partir de seu raciocínio, remetendo-se à graça e à poesia, sem deixar para trás a essência dramática e shakespeariana do original.

            O espetáculo já esteve nos palcos de São Paulo pela visão e direção de Angelo Brandini, estreando na capital paulista em novembro de 2016. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo de Texto Adaptado, na categoria Teatro Infantojuvenil, no APCA. Também foi finalista na categoria Melhor Espetáculo Infantil de 2016 pelo Guia da Folha. Ainda recentemente recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, por Melhor Autor de Texto Adaptado e foi finalista na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

            A Cia Vagalum Tum Tum, entre seus 17 anos de existência, dedicou 12 deles para a análise e estudo das obras de Shakespeare. Adaptando a linguagem shakespeariana para uma própria, com o objetivo de contar as histórias do dramaturgo de forma coerente ao universo infantojuvenil.

 

Ficha Técnica

Texto e Direção - Angelo Brandini. | Trilha original e Direção Musical - Fernando Escrich | Cenário e Adereços - Bira Nogueira | Figurinos - Christiane Galvan | Direção de movimento - Vivien Buckup | Iluminação - Giuliana Cerchiari | Desenho de som - Vitor Osório | Costureira - Silvia Castro | Fotografia - João Caldas | Produção - Marina Mioni | Realização - Cia.Vagalum Tum Tum | Elenco e personagens: Chrsitiane Galvan (Henrique), Val Pires (Falstaff), Rodrigo Ramos (Pistola / Rei da França), Ivy Donato (Bardolfo/Catarina/Vizinha), Rodrigo Freitas (Henrique IV/ Mensageiro/Vizinho), Wesley Salatiel (Músico / Mensageiro)

 

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, por exemplo, mais de 62 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos 45 minutos antes do início do espetáculo.