O que está buscando?

SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS RECEBE ESPETÁCULO BASEADO EM OBRA DE BERTOLT BRECHT

Alma Boa – Uma Parábola Chinesa, da Cia. Histriônica de Teatro, reflete sobre as relações humanas a partir das condições do ambiente em que vivemos. Uma pessoa consegue ser boa no mundo como está organizado? As apresentações acontecem nos dias 6, 7, 13 e 14 de março. Entrada gratuita.

 Por: SESI SP São José dos Campos
04/03/202017:09- atualizado às 15:29 em 05/03/2020

O SESI São José dos Campos abre os palcos para o espetáculo Alma Boa – Uma Parábola Chinesa. A peça será apresentada nos dias 6, 7, 13 e 14 de março (sextas e sábados), às 20h00 no teatro do Sesi São José dos Campos. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo site https://www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para construção de uma reflexão comum ao grupo e a Bertolt Brecht.

No que diz respeito ao mundo em que vivemos, no qual as relações interpessoais se dão em função de macroestruturas que definem interesses e necessidades da sociedade, no combate a tais arranjos, muitas vezes caímos em contradição. A partir dessa lógica, foi concebida a cidade de Setsuan, onde a pobreza impera e a urgência pela sobrevivência estabelece as dinâmicas de ações das personagens. 

A encenação se constrói com base nos princípios da Mímica Corporal Dramática. Através desse treinamento, propõe-se uma estilização tanto na construção das personagens e suas ações físicas, quanto na criação dos espaços que constituem a narrativa, numa espécie de auto afirmação do teatro enquanto convenção proposta pelo próprio autor. Para tanto, a referência aos elementos do teatro chinês como componente na construção das figuras, cenário e figurino, também é fator determinante na composição. Os atores assumem diferentes personagens pela codificação dos aspectos físicos que compõem cada tipo junto a versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário. 

O canto e a música executada ao vivo são também potências de ação e de reafirmação do caráter reflexivo da obra. A exploração do canto falado e coral, no qual a palavra toma a frente da digressão melódica é a principal tônica, desprendendo-se de uma fruição puramente estética. Chega-se àquilo que se pretende ser esta Setsuan: um lugar construído por meio das relações de seus habitantes e das condições colocadas pelo próprio ambiente, reafirmando a necessidade de reflexão e discussão sobre nós neste mundo.

A Cia. Histriônica, criada em 2013, é um grupo de atrizes e atores formados no curso de Artes Cênicas da Unicamp. Já com 8 anos de trajetória profissional e atuação na cidade de Campinas, em seu histórico estão espetáculos como “O Cortiço”, dirigido por Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto; “Alma Boa - uma parábola chinesa”, dirigido por Dirceu de Carvalho, “Manifesto Inapropriado”, dirigido por Rodrigo Mercadante (Cia. do Tijolo) e “AsSombrasSão”, com direção de Tiche Vianna (Barracão Teatro) e direção musical de Marcelo Onofri.

 

Ficha Técnica

Direção: Dirceu de Carvalho | Direção Musical e Execução ao vivo: Felipe Macedo | Elenco: Ana Carolina Salomão, Andressa Sanday, Dirceu de Carvalho, Júlia Munhoz, Juliana Eiras, Juliana Saravali, Quesia Botelho e Virgílio Guasco | Trilha Musical Original: Henrique Cantalogo | Figurino: Warner Reis Junior | Cenografia: Thalita Castro | Iluminação: Marcelo Lazzaratto | Operação de Luz: Presto Kowask | Produção: Isabela Basso e Taiane Raffa

 

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2019, por exemplo, mais de 63 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

 

SERVIÇO

Local: SESI São José dos Campos – Av. Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos

Datas e horários:  6, 7, 13 e 14 de março, sextas e sábados às 20h

Capacidade: 380 lugares 08 para cadeirantes

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 10 anos

Modalidade: Adulto

Gênero: Épico

Informações: (12) 39192063

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos 25 minutos antes do início do espetáculo.