O que está buscando?

SESI São José dos Campos promove oficina literária na FLIM 2017

A oficina Inventando Histórias ministrada pela escritora Eda Nagayama e o ilustrador Miguel Anselmo propõe experimentação da criação de histórias com as narrativas literárias e ilustrações.

 Por: SESI São José dos Campos
12/09/201717:25- atualizado às 11:56 em 13/09/2017

A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos - FLIM, receberá a oficina Inventando Histórias com a escritora Eda Nagayama e com o ilustrador Miguel Anselmo neste sábado dia 16, às 10h com entrada gratuita. A proposta visa abordar o tema do medo como elemento essencial do psiquismo humano que, se por um lado, gera uma percepção de fragilidade e vulnerabilidade, por outro, está no cerne da coragem e da inovação, da busca por uma vida de autenticidade, de respeito e valorização à verdade singular de cada um.

Temática

  • O que é uma história?
  • Elementos essenciais: Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê?
  • Contar uma história
  • Inventar uma história
  • Medo? Medo de quê?
  • Criar e escolher palavras e imagens

Etapas

  • Sensibilização e construção dos elementos essenciais a uma narrativa a partir de histórias do repertório dos participantes;
  • Rodada de invenção de histórias - narrativa coletiva criada em fluxo por associação e similaridade;
  • Experimentação de configuração: o personagem e a cena, o desenrolar dos acontecimentos;
  • Compartilhamento das cenas e histórias criadas pelo grupo.

Público-alvo

A partir dos 7 anos.

 

A escritora: EDA NAGAYAMA

Escritora, graduada em Artes Cênicas, mestre em Audiovisual (ECA/USP) e doutoranda em Estudos Literários em Inglês (FFLCH/USP). É autora de Traço Comum e Palavracidade (com Nivaldo Godoy), ambos contemplados com o ProAc, Programa de Ação Cultural?/Governo do Estado de São Paulo, e Desgarrados (Cosac Naify, 2015), vencedor do prêmio Nascente/USP e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016.

Em 2017, Desgarrados será relançado pela Editora Sesi que também publicará Cuidado, frágil!, livro infantil em parceria com o artista Miguel Anselmo, também contemplado com o ProAc para Criação de Livro Infantil, com o tema do medo e da fragilidade humana, com arte inspirada em azulejos holandeses.

 

O ilustrador: MIGUEL ANSELMO

Artista visual especializado nas técnicas de trompe l’oeil e ilusionismo, tem obras em coleções particulares da Europa e EUA. Desde 2013, dedica-se também à restauração pictórica em prédios históricos como o edifício Ramos de Azevedo que abriga o Arquivo Histórico de São Paulo e a Igreja Luterana Martin Luther, primeiro templo em estilo neogótico da cidade de São Paulo. Suas séries mais recentes de pinturas são “Fósseis contemporâneos” em desenvolvimento e “De todo coração” (2009-2014) onde contrasta orgânico e inorgânico buscando incitar o espectador a refletir sobre a fragilidade e a perene busca humana por abrigo e proteção, seja material ou emocional.

 

FLIM

A FLIM chega a sua quarta edição em 2017 e o terceiro ano em parceria com o SESI São José dos Campos. Ela ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, e segue o seu percurso inicial em realizar uma Festa Literomusical para explorar os desafios do fomento à leitura com a música e a poesia compondo sua programação. Confira a programação completa em: http://www.pqvicentinaaranha.org.br/programacao/flim/13