SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CELEBRA A BELEZA E SINGULARIDADE DA CULTURA CAIPIRA EM ESPETÁCULO INÉDITO

Circo da Cuesta, da Companhia Beira Serra, de Botucatu (SP), faz duas apresentações gratuitas nos dias 6 e 7 de setembro

 Por: SESI SP São José dos Campos
30/08/201912:14- atualizado às 15:05 em 30/08/2019

Nos dias 6 e 7 de setembro, sexta e sábado  às 20h, o SESI São José dos Campos será o picadeiro do Circo da Cuesta, espetáculo inédito e desenvolvido com apoio e subvenção financeira do SESI-SP. A atração revela a identidade de uma comunidade interiorana alicerçada no circo, no teatro, na música, na culinária típica e no universo da cultura caipira, simbolizada e materializada no ambiente de uma quermesse. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A tradicional quermesse do vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra vai receber um grande circo. Quando a festa começa e os artistas não chegam, os trabalhadores e organizadores do evento se desdobram com malabarismos, ilusionismo e acrobacias para entreter o público, que está ansioso para a chegada do grande circo. Entre números circenses e canções autorais temáticas, o espetáculo celebra as transformações culturais da sociedade.

Além do SESI São José dos Campos, o espetáculo vai percorrer outras cinco unidades do SESI no Estado de São Paulo. Ao todo serão 12 apresentações gratuitas com estimativa de público de 2.400 pessoas. Há mais de uma década a instituição seleciona projetos de montagens inéditas de todo o território nacional. A partir de 2017, em um processo de valorização e fomento de grupos fora dos grandes centros de produção cultural, o SESI propôs abrir um edital específico para as companhias do interior do Estado (todas as cidades fora da capital). Foi justamente desta forma transparente e democrática que o projeto de Circo da Cuesta foi aprovado para montagem e circulação nos teatros da entidade. Todos os custos de produção e desenvolvimento do espetáculo foram financiados pelo SESI-SP, conforme regras do Edital do Viagem Teatral – Produções Inéditas.

Uma viagem ao lúdico, às raízes da cultura caipira e ao universo de um povo simples, criativo e lutador foi o enredo que a Companhia Beira Serra encaminhou como projeto no edital aberto no ano passado pelo SESI-SP. Enquanto a instituição captava ideias de montagens que iriam compor a programação cultural de suas unidades no Estado de São Paulo, a companhia voltava a atenção às suas origens, a cidade de Botucatu, como fonte de inspiração. É da geografia da própria região que vem o nome do espetáculo. Cuestas, do espanhol, são as encostas das colinas e paisagem obrigatória para quem visita a cidade. 

“Neste momento em que a produção cultural resiste para continuar cumprindo com a sua função na sociedade, levando ao público o pensamento crítico e a apreciação artística. Ter uma fonte segura de fomento a esses grupos e seus espetáculos é como visualizar um oásis em meio ao deserto. Em 2019, o SESI-SP tem orgulho de ter apoiado o desenvolvimento de duas montagens inéditas de companhias de origem do interior. No caso de Circo da Cuestas, o enredo não poderia ser mais apropriado para o cenário atual. Isso porque uma quermesse, a festa onde a peça é ambientada, só acontece por esforço popular, união comunitária, um que traz o bolo e o outro que ajuda na arrumação. E a produção teatral brasileira tem muito desse espírito de equipe, de auxílio e de colaboração mútua que nós da área de Artes Cênicas do SESI fazemos questão de participar”, declara Anna Polistchuk, analista de atividades culturais do SESI-SP.

 

Ficha Técnica

Direção: Ronaldo Aguiar | Dramaturgia: Fernando Vasques e MiMi Tortorella | Elenco: Dael Vasques, Fernando Augusto, Fernando Vasques, Guilherme Gasperine, Marina Lino, MiMi Tortorella e Willian Novak | Direção Musical: Dael Vasques e Fernando Augusto | Culinarista: Tereza Telles | Iluminador: Osvaldo Gazotti | Cenografia e figurino: Laura Françozo | Cenotécnico: Gabriel Lino | Designer Gráfico: Otávio Henrique | Fotógrafo e Vídeo Maker: Baga Defente | Assessoria de Comunicação e Imprensa: Sérgio Viana | Produção Técnica de Circo: Celso Reeks | Produção Executiva: Cristiani Zonzini (La Stupenda Produções)

 

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 15 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, por exemplo, mais de 62 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

 

Sobre a companhia

Além do espetáculo inédito Circo da Cuesta, a Companhia Beira Serra traz na bagagem espetáculos consagrados como Acorda Januário!, Cabaré da Cuesta e GRÃO: Circo da Terra, pelo qual foi premiada pelo PROAC de produção de número circense em 2017.

Leia também