SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS APRESENTA EXPOSIÇÃO DOS 40 ANOS DA RENOMADA REVISTA ARTÉRIA

Mostra apresenta trabalhos de importantes artistas de poesia visual que foram publicados na revista. A visitação é gratuita, a partir do dia 07 de agosto.

 Por: SESI SP São José dos Campos
07/08/201916:59- atualizado às 10:39 em 09/08/2019

O SESI São José dos Campos abre a partir do dia 7 de agosto a exposição Artéria 40 Anos – Revista de Poesia. Sob curadoria de Omar Khouri e Paulo Miranda, a exposição reúne poemas que foram publicados ao longo de quatro décadas de existência da revista, em diversos formatos, como serigrafias, adesivos, objetos, vídeos e áudios. As obras ficarão expostas na unidade até o dia 28 de setembro, de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados. A visitação é gratuita.

Com curadoria dos poetas e editores Omar Khouri e Paulo Miranda, a mostra traz a chamada poesia intersemiótica – conhecida como poesia visual, com trabalhos publicados de mais de 50 colaboradores, entre eles Augusto de Campos, Décio Pignatari, Regina Silveira, Julio Plaza, Tadeu Jungle, Arnaldo Antunes, Walter Silveira e Lenora de Barros.

Ao longo de seus 40 anos de existência, a revista assumiu os mais diversos formatos, meios e técnicas de produção: de caderno offset à revista virtual interativa, de fita cassete à caixa de poemas soltos. Ainda em atividade, a revista recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo na categoria Artes Visuais, em 2017.

 

Algumas obras e fotos

 

Montagem com capas de revistas Artéria
Crédito: Divulgação / Espaço Líquido

 

Zero à Esquerda, 1981
Revista em serigrafia, offset, tipografia e carimbo
Crédito: Divulgação / Espaço Líquido


 
Crédito: Divulgação / SESI São José dos Campos

 


Crédito: Divulgação / SESI São José dos Campos

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra Artéria 40 Anos – Revista de Poesia faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Leia também