O que está buscando?

Projeto interdisciplinar integra sala de aula ao teatro 

Alunos vivenciam todas as funções para a construção e apresentação de um espetáculo 

 Por: Comunicação Regional
12/08/202413:48- atualizado às 09:29 em 15/08/2024

Um grupo de 64 alunos do 1º ano do ensino médio do Sesi São José dos Campos está trabalhando na montagem da peça de teatro baseada em um dos textos mais importantes de Gil Vicente: Auto da Barca do Inferno.

Desde o início do ano, o projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de artes e língua portuguesa tem sido trabalhado em sala de aula.

"A gente faz essa leitura junto e, depois, eles partem para a criação do roteiro. Eles reescrevem o roteiro, adaptando à realidade contemporânea e adicionando novos personagens. Toda a parte de adaptação e reescrita do roteiro acontece durante as aulas", explica Raphael Silva Rodrigues, professor de artes.

Foto: Divulgação

 

Após essa etapa, os alunos são divididos em grupos. "Temos grupos responsáveis pelo som, iluminação, figurino, maquiagem, cenário e atuação. Cada grupo tem uma função específica, e eu vou orientando junto com a equipe técnica do Centro Cultural", comenta o educador.

A ideia de trabalhar o teatro dentro da sala de aula surgiu no ano passado. "Desenvolvemos essa ideia com base nas nossas expectativas de ensino e aprendizagem, tanto para arte quanto para língua portuguesa", explica Raphael.

A apresentação, marcada para o próximo dia 21 de agosto, será a primeira a contar com uma grande estrutura e será exibida no palco do Teatro do Centro Cultural Sesi São José dos Campos. O espetáculo será voltado para a comunidade escolar do Sesi.

Leia também