O que está buscando?

Festival compartilha processos do fazer artístico-criativo e pedagógico dos Núcleos de Dança do SESI

Os Núcleos de Dança SESI do Estado apresentam processos coreográficos com os seus alunos no palco do SESI São José dos Campos, nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro.

 Por: Comunicação Sesi-SP
01/12/202310:34- atualizado às 10:51 em 01/12/2023

A 1ª edição do Andara Festival SESI de Dança, compreende, valoriza e respeita a singularidade do trabalho realizado em cada CAT SESI, entendendo a pluralidade de corpos, contextos e vivências. Onde as potências emergem nos contextos educacionais, artísticos e sociais. Dessa forma, entende a potência, como zona espaço-temporal do entre, onde o entre as coisas, pessoas e lugares, são zonas de uma potência embrionária de vida, de arte, de dança.

A proposta é o compartilhamento de processos coreográficos em dança, como um expansor da consciência perceptiva da arte do movimento, que é desenvolvida e produzida no SESI São Paulo.

De maneira significativa, fortalece o Núcleo de Dança e os profissionais que compõe a Equipe de Dança do SESI São Paulo, em seu fazer artístico-criativo, pedagógico.


O termo Andara, de origem tupi-guarani, que significa abraçar para dançar, foi o nome encontrado pela pesquisadora em dança Karenine Porpino para denominar o desejo do abraço. O Andara Festival SESI de Dança, propõe a conectividade de um abraço que convida para dançar. Entende o ‘abraçar para dançar’ como uma grande experiência, que nos passa, nos atravessa e nos possibilita refletir a dança no seu fazer e na sua apreciação, ampliando a percepção e a consciência de si e do outro.

O Festival comunga do pensamento da pesquisadora, que entende o abraço, como expressão do corpo que dança, pensando esse abraço como forma de despertar um dançar que pudesse fazer emergir um entusiasmo para a vida ao invés da monotonia da repetição de passos de uma técnica específica. É um Festival de Dança de Compartilhamento de Processos do Núcleo de Dança do SESI São Paulo.

Os Instrutores de Dança do Estado, realizarão processos coreográficos com os seus alunos. Cada Instrutor levará para o Festival, 8 alunos. Os processo de criação em dança iniciou em agosto e culminam no palco do SESI São José dos Campos, onde acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro.

Os Núcleos de Dança que levarão seus processos e alunos são: AE Carvalho, Americana, Araçatuba, Araraquara, Birigui, Campinas Santos Dumont, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jundiaí, Matão, Mogi Guaçu, Osasco, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santana de Parnaíba, Santo André, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho e Votorantim.

A pesquisadora Karenine Porpino aceitou o convite de participar deste Festival, proferindo palestra, ministrando oficina e contribuindo com o debate, acerca do compartilhamento de processos ao final das apresentações. A palestra terá como temática 'O Abraço Andara', em sua concepção filosófica e como ponto de partida para processos criativos em dança, agindo como o convite que o termo 'Andara' nos trás, o 'Abraçar para Dançar'. Dividiremos os núcleos em blocos de apresentação e a cada bloco finalizado, sentaremos todos, alunos, instrutores e convidada, para conversarmos sobre os processos apresentados. O intuito do Festival é compartilhar processos, escutar alunos e instrutores, proporcionar encontros, alargar a percepção acerca da linguagem artística da dança, firmar a importância e valorizar o trabalho que os Núcleos de Dança realizam nas Unidades SESI do Estado de São Paulo. 

Karenine Porpino > professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no Curso de Licenciatura em Dança e nos Programas de Pós-graduação em Educação e Artes Cênicas. Tem experiência na área de Artes e Educação Física, com ênfase em Dança, pesquisa os seguintes temas: dança, corpo, educação e estética. 


SESI - São José dos Campos

Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos - SP

PROGRAMAÇÃO

 
ANDARA - PALESTRA DE ABERTURA

2 DEZEMBRO | 9h às 10h

Reserve aqui

 
ANDARA - APRESENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE DANÇA DO SESI-SP

2 DEZEMBRO | 14h às 16h30

Reserve aqui

 
ANDARA - APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO "PASSAGEM"

2 DEZEMBRO | 17h às 18h

Reserve aqui

 

 ANDARA - BATE-PAPO: PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA

2 DEZEMBRO | 19h30 às 21h

Reserve aqui