O show executa um trabalho didático e performático para ressaltar as influências entre África e América. 24 de novembro, às 20h.
Por: SESI São José dos Campos
22/11/201709:03- atualizado às 15:59 em 23/11/2017
No recital O Negro Na Ópera, a soprano e a mezzo-soprano, Edna de Oliveira e Mere Oliveira, homenageiam a história dos primeiros cantores líricos negros nos palcos operísticos brasileiros, destacando na aula espetáculo as importantes contribuições deles na construção das culturas musicais, da América à Europa. A apresentação acontece no SESI São José dos Campos, no dia 24 de novembro, sexta, às 20h, e os ingressos podem ser retirados por meio do sistema do Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).
As cantoras são acompanhadas pelo pianista Ademir Costa, destacando a sonoridade voz e piano. Desenvolvendo um intenso trabalho didático e performático, o grupo coloca como objetivo do concerto a conscientização da plateia sobre as dificuldades e possibilidades do negro no mundo. Dessa forma, desmistificam a estética única vigente ao evidenciar que a contribuição dos afro-brasileiros não se restringe apenas ao samba, mas a todas as artes.
O debate consciente sobre a questão da acessibilidade, diversidade e respeito à cultura da população negra, traz à tona a importância de se compreender a mútua influência entre África e América, no intuito também de valorizar a luta pela inclusão e participação dos povos negros em eventos culturais.
Sobre o grupo
Formado pelo pianista, Ademir Costa, com Edna de Oliveira e Mere Oliveira, soprano e mezzo-soprano, o conjunto leva por meio do piano e da voz, o projeto de conscientização pública sobre os cantores líricos negros.
Integrando a Série Erudita do SESI-SP, o trio se apresentou em 2016 na 7ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba e no Ciclo Biblioteca Mário de Andrade de música Erudita.
SESI-SP Música
Criado em 2006, o projeto SESI-SP Música oferece ao público apresentações gratuitas de música erudita, popular, nacional e internacional, em todo o Estado de São Paulo. A programação inclui variadas formações musicais, como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais. Entre os diversos gêneros contemplados estão blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul e world music. O objetivo é promover o acesso do trabalhador da indústria e da comunidade às diferentes linguagens para a formação de público e difusão da cultura e da arte musical.
Ficha técnica
Soprano: Edna de Oliveira | Mezzo-soprano: Mere Oliveira | Piano: Ademir Costa
Repertório
Ópera Porgy and Bess - G. Gershwin