O que está buscando?

Espetáculo no SESI São José dos Campos coloca a discussão sobre identidade de gênero em pauta

Sínthia é uma peça complexa que discute a intolerância ao outro e a influência da vida social sobre a pessoal num mundo pós-moderno. Dias 20 e 21, às 20h, com entrada

 Por: SESI São José dos Campos
08/06/201813:49- atualizado às 15:24 em 11/06/2018

Nos dias 20 e 21 de julho, sexta e sábado, às 20h, o teatro do SESI São José dos Campos recebe o drama adulto Sínthia. O espetáculo conta a história de Vicente, músico clássico, de uma família de pai militar, que se torna alvo da atenção quando, na ceia de Natal, surge vestido como mulher. A apresentação é gratuita e as reservas podem ser feitas pelo sistema Meu SESI em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

O espetáculo começa em 1968, contando a vida do músico desde seu nascimento até o ponto marcante onde ele assume Sínthia. Discutindo durante o enredo temas como a ditadura, identidade de gênero e como a vida pessoal é determinada pela convivência social, a peça é uma reflexão sobre aquilo que temos como certo e errado e as razões pelas quais matamos o desconhecido.

O espetáculo é, sobretudo, uma abordagem sobre um tempo em que a intolerância ao outro impera, e a compaixão, sentimento que Vicente sente, não é aceita. Sínthia, nesse caso, é uma peça que assume a missão de ser plural. É a nova produção da Velha Companhia com o diretor Kiko Marques, ganhador dos prêmios APCA, Shell e Aplauso Brasil de melhor dramaturgo pelo espetáculo Cais ou Da Indiferença das Embarcações, de 2013.

Ficha técnica

Autoria e Direção: Kiko Marques | Elenco: Denise Weinberg, Silvio Restiffe, Alejandra Sampaio, Virgínia Buckowski, Kiko Marques, Marcelo Diaz, Willians Mezzacapa, Marcelo Marothy, Valmir Sant’anna | Diretora de produção: Patricia Gordo | Cenografia: Chris Aizner | Desenho de luz: Marisa Bentivegna | Figurinos: Fábio Namatame | Direção musical e Trilha original: Tadeu Mallaman | Preparação e desenho de movimento: Fabrício Licursi | Consultora vocal: Fernanda Maia

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

Para o ano de 2018, a seleção de espetáculos com perfil mais polêmico reflete a importância do debate de ideias, por vezes difícil, mas fundamental para o avanço da sociedade contemporânea. Os espetáculos se destacam não apenas pela relevância dos temas abordados, como pelo reconhecimento do público e da crítica especializada, muitos deles premiados.

Leia também