O que está buscando?

Contação relembra histórias de Capitão Virgulino, o Lampião 

Atividade será no dia 13 de dezembro, às 16h 

 Por: Comunicação Regional
19/11/202511:55- atualizado às 11:56 em 19/11/2025

Dinah Feldman

 

O Centro Cultural SESI São José dos Campos recebe, no dia 13 de dezembro, sábado, às 16h, a contação de histórias Contos do Gangaço, com a Cia. Lazzo. A atividade tem classificação livre, é recomendada para crianças a partir de 6 anos, dura 60 minutos e tem reserva gratuita pelo Meu SESI. Clique aqui para reservar. 

Capitão Virgulino Ferreira — conhecido como Lampião, o rei do cangaço — nasceu em 1897, em Serra Talhada, Pernambuco. A história conta que, após a perseguição à família e a morte do pai, Lampião decidiu se tornar cangaceiro para buscar vingança. Ele e seu bando, sempre cercados por debates e interpretações variadas, morreram em 28 de julho de 1938, em uma emboscada. 

A proposta da contação não é reconstruir o período com precisão documental, mas apresentar um recorte diferente. O grupo destaca detalhes inesperados e a persistência de costumes que atravessam gerações. Como explicam os artistas: “As histórias do cangaço são sempre muitas. Nosso objetivo não é separar ficção de realidade, mas criar uma ponte para que todos possamos viajar no tempo e no espaço e compartilhar as histórias de amor, justiça, acerto de contas e lealdade vividas pelo bando lendário, que chegaram até nós de ‘boca a ouvido’.” 

O Centro Cultural SESI São José dos Campos fica na Avenida Cidade Jardim, 4.389, Bosque dos Eucaliptos.