Apresentações serão nos dias 31 de outubro e 1º de novembro
23/10/202511:31- atualizado às 11:32 em 23/10/2025
O Centro Cultural SESI São José dos Campos recebe, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 20h, o espetáculo Candeia, do Grupo Estação de Teatro. A apresentação faz parte da 39ª edição do FESTIVALE (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O SESI é um dos parceiros da edição de 2025.
A apresentação é gratuita, e a reserva de ingressos pode ser feita pelo MEU SESI — clique aqui para reservar. A peça tem duração de 60 minutos e classificação livre.
Candeia transcende a ideia de espetáculo, desdobrando-se em uma vivência cênica de autocuidado conduzida por quatro senhoras benzedeiras. São mulheres que carregam, na tradição nordestina, a cura do corpo e do espírito por meio de ervas, chás e benzimentos.
“A experiência acontece ao ar livre, estruturada em torno de uma mesa, ao redor da qual as quatro senhoras contam histórias e convidam o público a uma viagem ao ‘interior’ — o de dentro e o de origem — por meio de uma linguagem simples e acessível. O objetivo é instaurar uma atmosfera de acolhimento e bem-estar. De longe, o público pode sentir o cheiro das ervas frescas e do incenso. O café coado, o chá de erva-cidreira, o bolo de vó e o escalda-pés são convites para que todos se conectem com suas memórias mais singelas”, explica o grupo.
A vivência tem limite de público de 60 pessoas por apresentação, já que um dos momentos mais marcantes é o escalda-pés oferecido a todos os espectadores. As personagens conduzem o público de maneira delicada e envolvente, incentivando o silêncio e a conexão com o espaço — jardins, bosques, quintais arborizados e áreas de convivência —, promovendo um contato íntimo com a natureza e consigo mesmo.
Ao final, quando as atrizes, já descaracterizadas, retornam para os agradecimentos, convidam o público a se juntar à mesa posta e saborear o bolo, o chá, o café e os biscoitinhos que estiveram presentes durante a apresentação. É o momento em que a experiência se completa, agora permeada por boa conversa e partilha.
A equipe, predominantemente feminina, construiu uma experiência teatral que valoriza a sabedoria dos mais velhos, o poder das ervas e a força da espiritualidade e da fé — celebrando a alegria de cultuar a natureza e as coisas simples e profundas da vida. Tudo conduzido de maneira leve, divertida e envolvente.
O espetáculo tem recebido excelentes críticas e foi indicado ao Prêmio Shell 2023 em duas categorias: Melhor Direção Musical, para Ananda K, e Cenário, para João Marcelino.
O Centro Cultural SESI São José dos Campos fica na Avenida Cidade Jardim, 4.389, Bosque dos Eucaliptos.