Os trabalhos expostos foram criados pelas estudantes durante as aulas de artes
Por: Comunicação Regional
10/03/202510:06- atualizado às 10:06 em 10/03/2025
O Centro Cultural SESI São José dos Campos vai receber, entre os dias 12 e 16 de março, a exposição "Feminino: Nossos Olhares". A mostra é resultado de um trabalho desenvolvido em sala de aula com estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio.
"O objetivo da atividade é proporcionar a vivência artística de produção, planejamento e organização de uma exposição, além de trazer para a comunidade uma homenagem e reflexão sobre os olhares das estudantes da nossa escola a respeito do tema ‘feminino’", explica Raphael Silva Rodrigues, professor de Educação Básica II, responsável pelas aulas de artes e pela curadoria da exposição.
A exposição reunirá obras inspiradas e algumas releituras de O Nascimento de Vênus, do artista renascentista Sandro Botticelli. O quadro, produzido entre 1484 e 1486, é uma das obras mais emblemáticas do Renascimento Italiano. Atualmente, está em exposição na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
Serão pinturas, aquarelas, ilustrações, colagens e fotografias de profissionais da instituição, como uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ao todo, 29 estudantes participam da atividade. Através desses trabalhos, as estudantes tiveram a oportunidade de explorar a figura feminina, suas manifestações e a beleza da multiplicidade de suas representações. Durante o mês de março, dedicado às mulheres, a exposição convida o público a refletir sobre a pluralidade da experiência feminina e sobre como ela se expressa em diferentes contextos, abordando também os desafios e as conquistas ao longo da história.
"A produção das obras e todas as discussões que a exposição levanta trazem a importância de uma educação antimisógina e antimachista, que valorize o feminino na sociedade. Não são apenas as artistas, mas toda a comunidade escolar que é capaz de refletir sobre diversidade e igualdade", reforça Raphael.
A abertura será às 19h30, em um evento dedicado aos amigos e familiares das artistas. O evento contará ainda com apresentação musical e participação do Comitê Anti-Misoginia.
A mostra ficará em cartaz entre os dias 12 e 16 de março no Centro Cultural SESI São José dos Campos. A visitação é gratuita, de quarta a domingo, das 10h às 20h.