Ginástica na Empresa

O que é Ginástica Laboral? 

A Ginástica Laboral é considerada uma atividade física realizada e aplicada no ambiente de trabalho, que compensa e relaxa as estruturas mais sobrecarregadas, ativa as estruturas musculares enfraquecidas e promove a qualidade de vida e saúde do trabalhador. Os exercícios têm curta duração, baixa intensidade e são, em geral, alongamentos das partes do corpo (cabeça, tronco, braços e pernas). 

Assim, a Ginástica Laboral pode proporcionar benefícios físicos (realinhamento da postura, aumento da oxigenação cerebral e aumento da circulação sanguínea), sociais (integração, prática desportiva e proatividade) e mentais (concentração, atenção e raciocínio) para os colaboradores. A empresa também é beneficiada nesse processo, principalmente em relação ao lucro, ao marketing social e à satisfação dos colaboradores. 

 A Ginástica Laboral pode ser realizada antes, durante ou após a jornada de trabalho, dependendo dos objetivos e das funções dos colaboradores. 

 

Benefícios para o trabalhador 

  • Previne e ajuda no tratamento de doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Segundo um estudo do Ministério da Saúde, essas são as enfermidades com maior incidência nos trabalhadores e tiveram um aumento de 184% entre 2007 e 2016;
  • Correção postural;
  • Relaxamento muscular e redução do estresse;
  • Incentiva os trabalhadores a realizar outras atividades físicas, reduzindo o sedentarismo;
  • Aumenta da interação entre os colaboradores.

 

Vantagens para a empresa 

A ginástica laboral contribui para a melhoria da saúde dos trabalhadores, a redução de acidentes de trabalho e, por consequência, a redução do absenteísmo. 

Trabalhadores mais saudáveis são mais produtivos e tendem a ter menos dias de afastamento no trabalho, o que impacta indiretamente nas receitas da empresa e diretamente nos gastos com folha de pagamento e planos de saúde. 

Além disso, a redução de acidentes de trabalho e afastamentos impacta positivamente no Fator Acidentário Previdenciário (FAP), da sua empresa, o que resulta em redução de custos. 

 

SESI Ginástica na Empresa 

O SESI-SP possui uma metodologia de ginástica laboral própria que chamamos de Ginástica na Empresa. Ela tem o objetivo de contribuir para a adoção ou a manutenção de estilo de vida ativo e saudável do trabalhador, sob os aspectos: 

  • Pilares do Bem-Estar: Atividade Física, Alimentação Saudável, Relacionamento Social, Gerenciamento do Estresse e Comportamento Preventivo;
  • Pilares do Lazer Ativo: Informação, Motivação e Oportunidade em um processo contínuo de 

Combinamos estratégias informativas, motivacionais e oportunidades de práticas corporais sistematizadas em sessões com duração de 8 a 15 minutos, adaptadas ao ambiente, tempo, pausas e condições de trabalho. 

As aulas são compostas por diversas ações como séries de exercícios, sessões adaptadas de práticas esportivas e corporais, técnicas de massagem, respiração e relaxamento, atividades recreativas, avaliações, orientações posturais, dinâmicas, aulas temáticas, dicas de bem-estar, entre outros. 

 

Atendimento 

  • Carga horária flexível conforme a necessidade e orçamento da empresa;
  • Atendimento em todo o Estado de São Paulo;
  • Atividades ministradas por Educadores Físicos registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF);
  • Gestão por sistema online do plano de atividades e frequência dos colaboradores.


QUERO CONTRATAR

TENHO INTERESSE

Leia também